A abertura oficial da terceira edição do Lula Day, criada por acadêmicos e ativistas da comunidade internacional, será realizada a partir de hoje, 18 de julho. A data tem significado especial porque é quando se celebra o ‘Mandela Day’, que serviu de inspiração para o evento anual que promove o legado de Luiz Inácio Lula da Silva.

Os dois ex-presidentes, que estão entre os maiores líderes políticos da história, com particularidades pessoais e em continentes e contextos diversos, sofreram perseguição política e se tornaram ícones contra a desigualdade e pela defesa dos Direitos Humanos.

É com este espírito de inclusão e justiça social que, em meio a um dos cenários mais trágicos do Brasil, o Lula Day iniciará suas atividades com entrevistas em torno do centenário de Paulo Freire, terceiro autor mais citado em trabalhos acadêmicos de ciências sociais em todo o mundo, revolucionário do pensamento crítico e nosso patrono da educação; poderosa arma de resistência e também uma das maiores contribuições de Lula ao país.

Durante e após seus governos, ele recebeu 36 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades nacionais e de países como França, Argentina e Portugal.

Entre os convidados, estão os renomados escritores e jornalistas italianos Daniele Mastrogiacomo, do jornal la Repubblica, correspondente de guerra, especialista em América Latina, África e Oriente Médio, e Paolo Vittoria, do jornal Il Manifesto, professor da Universidade Federico II de Napoli e estudioso de Freire. Ambos têm desempenhado importante papel na cobertura do cenário político brasileiro para a imprensa internacional.

As bordadeiras do Linhas do Horizonte farão homenagem especial a Lula e Freire. A transmissão do Lula Day será feita por canais parceiros em plataformas digitais e redes sociais, YouTube e Facebook.

Além da educação, serão abordados temas como o desmonte da farsa do lawfare contra o ex-presidente, a consolidação de sua inocência pela Corte Suprema brasileira e a devolução de seus direitos políticos, bem como a crise da pandemia e o massacre contra as populações negras e indígenas.

A ‘FIRMES con Lula’, da Federación Internacional de Resistencia Migrante en España, realizará um evento em Madri com participação da comunidade afrodescendente.

Como parte do programa do Lula Day, que contará com atividades e discussões variadas, o encerramento se dará no dia 27 de outubro, aniversário de Lula.

As atividades Lula Day são lideradas por Giuditta Ribeiro Fernando Carvall.