Foto: Ricardo Stuckert

Após uma jornada de lutas de vários setores sociais e políticos, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) anulou todas as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela incompetência da 13ª Vara de Curitiba e referendou a decisão da 2ª Turma que julgou o ex- juiz Sérgio Moro parcial nos processos.

A decisão do STF expõe a perseguição contra Luiz Inácio Lula da Silva e a farsa judicial que durou cinco anos. Lula é inocente e, por isso, recuperou os seus plenos direitos políticos. O ex-juiz Moro foi parcial, agiu com suspeição. Ele e os procuradores da Operação Lava Jato são os verdadeiros acusados neste processo.

Lula foi vítima de perseguição porque é um legítimo filho dos trabalhadores, que tem compromisso com a soberania nacional e com o direito do povo brasileiro a uma vida melhor.

Neste 1º de Maio, o Comitê Nacional Lula Livre agradece a todos que ousaram. Agradece a todos e todas que desafiaram os poderosos que acusaram Lula sem provas, os políticos venais, os bandidos de toga, os empresários inescrupulosos e a mídia manipuladora.

Valeu a coragem dos que apoiaram Lula em cada gesto anônimo no Brasil e também no exterior. Muitas vezes de despossuídos, outras vezes de remediados, sempre de cidadãos de consciência.

Essa luta reuniu desde militantes de diversos partidos, sindicatos, movimentos populares e organizações da sociedade até pessoas comuns que não se calaram diante do arbítrio e da mentira.

Valeu a construção da Vigília Lula Livre em Curitiba, sob sol e sob chuva. Valeram as manifestações por todos os cantos e o esforço militante de quem se dedicou nos mutirões e nas diversas trincheiras pela libertação de um inocente. Valeu a participação nos festivais Lula Livre de artistas, cantores e músicos. Valeu a atuação firme de parcelas do mundo jurídico do país e do exterior.

Valeu a atitude, em primeiro lugar, de firmeza e obstinação do Lula, que não trocou sua dignidade pela liberdade, demonstrou a sua autoridade moral e a força da consciência dos inocentes, indignado com a injustiça e com a mentira.

A história registra que Lula sofreu por 580 dias numa prisão solitária por causa de uma condenação injusta. Ao final, a verdade venceu.

É por isso que vale comemorar essa extraordinária vitória da luta democrática, das forças comprometidas com a democracia, com a verdade e com a justiça.

Permaneceremos organizados, empenhados e mobilizados para defender a extensão da suspeição do juiz Sérgio Moro a todos os processos com sua participação contra o Lula, para impedir que qualquer injustiça se repita nos processos que ainda correm e para reverter o processo de judicialização da política que ameaça as liberdades democráticas.

A luta continua e, por isso, nos dirigimos às brasileiras e brasileiros na semana do dia da luta dos trabalhadores em todo o mundo para denunciar a gravidade da situação em nosso país.

O povo sofre na pandemia, vítima da sabotagem do governo de Jair Bolsonaro diante da crise sanitária da maior pandemia da história da humanidade. Sofre também pelo desemprego que campeia e pela fome que voltou a assombrar milhões de lares nacionais.

Contudo, nos dirigimos a todos e todas com uma mensagem de esperança e de luta. Neste 1º de Maio, a verdade e a justiça vão prevalecer neste país. O povo recuperou uma voz que é ouvida em todo o mundo, a voz de Lula.

Agora a luta continua com a audiência desta e milhões de outras vozes pelos direitos e pelas necessidades mais urgentes:

  • Por um auxílio de R$ 600 durante a pandemia
  • Por vacinas para todos, por testagem em massa e mais investimento para o SUS
  • Em defesa do emprego e pelo financiamento para micro e pequenas empresas
  • Pela soberania nacional, contra as privatizações e o sucateamento do Estado com a reforma administrativa,
  • Em defesa das liberdades democráticas, contra as perseguições políticas da Lei de Segurança Nacional da ditadura, contra o obscurantismo, e pela democracia!

Lula é inocente! Moro é suspeito e parcial!
Em defesa da vida, paz e justiça para o povo brasileiro!
Fora Bolsonaro! Bolsonaro genocida!
Viva o Primeiro de Maio!

COMITÊ NACIONAL LULA LIVRE