Arte: Gladson Targa/Comitê Nacional Lula Livre

Recebemos com consternação no Comitê Nacional Lula Livre a triste notícia da partida precoce do grande companheiro de tantas lutas Joaquin Piñero, o Kima, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Kima lutou bravamente contra um câncer, mas não resistiu e, na noite desta quinta-feira, 11, nos deixa neste plano físico para reviver em nossas ações de luta e nossas memórias de camaradagem.

Valquimar Reis Fernandes foi um lutador exemplar, que iniciou sua trajetória na luta do MST na ocupação Nova Canudos, em Piracicaba, interior de São Paulo. Dali, ele voou o mundo, colaborando nos processos de resistência internacionalista dos povos, a exemplo do povo cubano e da Revolução Bolivariana, na Venezuela. Foi na resistência que Valquimar se tornou Joaquin Piñero, ou simplesmente Kima: sofreu com a criminalização das lutas e foi preso num protesto que fechou o pedágio de Boituva-SP, em 1999. A mudança de identidade veio com a resistência à prisão, que se seguiu ainda nos anos que deixou o cárcere.

Para os companheiros e companheiras que tiveram a honra de viver e lutar ao seu lado, Kima era um grande Ser Humano e deixa um legado incomparável, de afetos, de risadas, poesia e boa música rebelde. Sempre energizado com a mística revolucionária, era o camarada acolhedor e amável que se fez referência militante pra um sem número de lutadoras e lutadores pelo Brasil, pela América Latina e pelo mundo.

Enquanto Comitê, nos solidarizamos neste momento de dor da perda com a família de Kima, particularmente sua companheira e filhas, Carla, Anahy e Yara, e estendemos nossos votos de pesar a toda família Sem Terra espalhada pelo Brasil, que hoje chora a partida de um dos seus. Nos energizamos, porém, com o legado forjado por este grande companheiro e celebramos sua vida em luta, projetando sua memória para a eternidade.

Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis. (Bertold Brecth)

Kima, presente, presente, presente!

Comitê Nacional Lula Livre