Lula Marques/Agência PT

Confira a lista de absurdos de Moro e Dallagnol na Lava Jato contra Lula:

1. Alvo pré-determinado – não investigavam fatos, promoviam uma caçada para tentar achar algum crime de Lula (e não conseguiram).

2. Os procuradores e Moro direcionaram as delações e acordos para atingir Lula. Isso está provado nos casos de Léo Pinheiro, Pedro Corrêa, Palocci e Delcídio do Amaral. As mensagens que a defesa de Lula teve acesso revelam até manipulação de termos de depoimentos na delação nas mensagens.

3. Processos fora da jurisdição (no Paraná e não em São Paulo onde ficam Guarujá e Atibaia).

4. Processos sem juiz e promotores naturais (processos atraídos para Moro por falsa conexão com Petrobras).

5. Moro e procuradores esconderam que Lula conversava com pessoas com foro em Brasília, pelo que deveriam ter enviado a investigação para Brasília.

6. Procuradores queriam acertar “na cabeça” de Lula. Enquanto isso, diante de um e-mail onde Fernando Henrique Cardoso pedia para a Odebrecht disfarçar uma doação com uma nota fiscal falsa, Moro diz que era importante “não melindrar” o FHC.

7. Condução coercitiva ilegal de Lula, sem sequer convite para depoimento.

8. A juíza de São Paulo tirou Lula e Dona Marisa do processo de São Paulo e os enviou para Curitiba.

9. Sergio Moro divulgou grampo ilegal de conversa de Lula com Dilma e jamais foi punido.

10. Moro e procuradores divulgaram conversas privadas da família, o que é ilegal.

11. Juiz e procuradores esconderam conversas que indicam que Lula estava virando ministro para ajudar o governo Dilma.

12. Moro e os procuradores listaram contratos da Petrobras entre 2006 e 2008 que não têm relação nenhuma com Lula na denúncia, apenas para julgá-lo em Curitiba.

13. Moro ignorou depoimentos e documentos (da empresa em que Moro trabalha, e de um empréstimo de um fundo gerido pela Caixa Econômica Federal) que provam que o triplex não é de Lula. Um desses documentos é da empresa Americana onde hoje Moro trabalha.

14. A justiça reconheceu que o sítio de Atibaia não é de Lula e mesmo assim continuou o processo contra o ex-presidente.

15. Não achando atos errados de Lula, Moro o condenou por “atos indeterminados”. Gabriella Hardt copiou essa justificativa na decisão de Atibaia.

16. O processo de Lula tramitou em tempo recorde no TRF4 para condená-lo antes da eleição de 2018. Desembargadores liberaram em dias votos em um processo com milhares de páginas. Todos fizeram decisão combinada, para evitar recurso da defesa.

17. Lula foi preso em numa afronta à Constituição em abril de 2018. Um ano e meio depois, já no pós-eleição, a decisão foi revista e Lula foi solto. Mas seus processos absurdos ainda não foram anulados.

18. Moro virou ministro de Bolsonaro. Segundo o próprio Bolsonaro, se Moro não cumprisse sua “missão” ele não seria eleito presidente.

19. Lula foi absolvido em Brasília da acusação de ter participado de desvios na Petrobras, absolvido em um processo chamado de “Quadrilhão”.