Quais as reais motivações daquela que se proclamou a maior operação de combate à corrupção do Brasil? Em Geopolítica da Intervenção – a verdadeira história da Lava Jato, publicado pela Geração Editorial, o advogado e cientista político Fernando Augusto Fernandes afasta as especulações e revela os bastidores sob a ótica de quem viveu alguns dos episódios decisivos da investigação.

Para marcar o lançamento do livro, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, em parceria com a Geração Editorial, promovem uma live na noite da segunda-feira (23). Além do autor da obra, o debate conta com a presença do jurista Lenio Streck, da jornalista Cynara Menezes (Socialista Morena), com o jornalista e escritor Eduardo Reina e a Secretária-Geral do Barão de Itararé, Renata Mielli. O evento ocorre às 19h, com transmissão no #CanalDoBarão e na página da entidade no Facebook.

Geopolítica da Intervenção – A outra história da Lava Jato

A Operação Lava Jato desvendou um grande esquema de corrupção, ajudou a recuperar bilhões em dinheiro desviado dos cofres públicos e aplicou penas severas aos autores desses crimes. Por trás do encantamento que produziu na sociedade, sempre houve rumores a respeito das reais motivações dos investigadores, especialmente sobre um suposto conluio entre o governo americano e a Lava Jato.

O autor, Fernando Augusto Fernandes, rejeitou as especulações e foi atrás de fatos e provas para contar essa história, sob sua ótica privilegiada, de quem viveu alguns de seus episódios decisivos como advogado. Este livro apresenta um relato objetivo, ilustrado com vários documentos e passagens que mostram com clareza os interesses ocultos dos Estados Unidos na Lava Jato.

Não se trata de uma história colhida na superfície, mas sim de um trabalho de fundo, para localizar e encaixar as peças de um quebra-cabeças que retrata um Brasil emergente como liderança regional, os cobiçados poços de petróleo do pré-sal e o ataque a um dos líderes de esquerda mais populares e bem avaliados da história do país, em meio a ligações familiares e religiosas que vão sustentar as controvertidas ações do Judiciário. O livro é leitura obrigatória para compreensão de um dos episódios mais marcantes da história do Brasil.

Por trás do encantamento que produziu na sociedade, sempre houve rumores a respeito das reais motivações dos investigadores, especialmente sobre um suposto conluio entre o governo americano e a Lava Jato. O autor rejeitou as especulações e foi atrás de fatos e provas para contar essa história sob a ótica privilegiada de quem viveu alguns de seus episódios decisivos, como advogado.

Fernando Augusto Fernandes é imparcial a ponto de defender acusados dos dois lados (políticos de diversos partidos e governos, inclusive do atual, empresários, jornalistas, promotores e juízes). Isso lhe dá autoridade moral para defender a ideia de que a Operação Lava Jato combateu, sim, a corrupção – mas seu objetivo era outro.

O livro apresenta um relato objetivo, ilustrado com documentos e passagens que mostram com clareza os interesses ocultos dos Estados Unidos. É um trabalho de fundo, para localizar e encaixar as peças de um quebra-cabeças que retrata um Brasil emergente como liderança regional, os cobiçados poços de petróleo do pré-sal e o ataque à reputação de um dos líderes de esquerda mais populares e bem avaliados da história do país.

O autor faz isso mesclando pesquisa, estudo e sua vivência nos tribunais. Os historiadores do futuro terão aqui fonte segura para seus relatos: documentos, links de vídeos e textos na internet, material jornalístico, processos, genealogias, cruzamentos de relações familiares, religiosas e de amizade entre procuradores, delegados, juízes, provas de compadrios e relações suspeitas entre investigadores e julgadores, nas cortes inferiores, no Supremo Tribunal Federal, nas igrejas católica e evangélica, no Congresso e até na Ordem dos Advogados do Brasil.

O livro é leitura obrigatória para compreensão de um dos episódios mais marcantes da história do Brasil. “Só o caminho da legalidade, da constitucionalidade e da democracia“, conclui Fernando Augusto Fernandes, “poderá nos levar a ser um país melhor, onde se respeitem os direitos dos cidadãos, os quais o Estado deve servir, e não submeter.”

Sobre o autor

Fernando Augusto Fernandes é advogado e cientista político. Nos anos 90 desvendou os arquivos sonoros dos julgamentos de presos políticos da década de 70. Vinte anos depois, por meio de dois julgamentos, o Supremo Tribunal Federal reabriu os arquivos e os tornou públicos. Com os arquivos, lançou sua tese de mestrado: “Voz Humana — A Defesa Perante os Tribunais da República” e de doutorado: “Poder e Saber — Campo Jurídico e Ideologia”. Como advogado, atuou em causas de grande repercussão nos tribunais superiores, criando jurisprudência, súmulas e precedentes extraordinários. Foi defensor — vitorioso — do presidente do Instituto Lula e redator e signatário do habeas corpus pelo qual obteve a decisão de soltar Lula em 2018, no TRF-RS, assim como da reclamação no STF que permitiu a toda a imprensa entrevistá-lo.