A cidade de Nova York também está no circuito de locais que celebrarão o Lula Day a partir do dia 24. Serão atividades em pelo menos doze países e na Big Apple norte-americana acontecem três atividades principais.

No dia 25, o coletivo ALERTA-NYC fará uma entrevista com os jornalistas Brian Meir (Geógrafo, escritor, correspondente da Telesur, editor do Brasilwire, e apresentador no 247) e David Griscom (comentador político no The Michael Brooks Show e Jacobin).

Ambos fazem um trabalho crucial em informar o público americano sobre o golpe contra a Presidenta Dilma Rousseff, a parcialidade e lawfare do juiz Moro contra o Presidente Lula, como esses acontecimentos têm implicações sócio-político-econômicas no Brasil e US, e nesse contexto a centralidade da luta pela liberdade plena de Lula. Horário da entrevista 1:30 (Brasil)

Ações culturais

A Amsterdam Collective Casa de Cultura, em Harlem, apresentará a Segunda Exibição Anual Lula Day-Arte e Resistência. Com a curadoria de Alerta NYC e Casa de Cultura Harlem o show traça um paralelo entre a história do Brasil e Estados Unidos.

Os artistas Akeem, Daze, Eloar Guazzelli, Jean Wyllys, Jiji, Julieta Varela, Lyndel Brookhouse-Gill, Márcia Borges, Marco da Silva, Otto Guerra, Paolo Paci, Renam Brandao e outros apresentarão trabalhos sobre o golpe de 2015 no Brasil, a injusta prisão e retirada de Lula do processo eleitoral que elegeu Bolsonaro em 2018, e a ameaça de um golpe nos EUA com a recusa de Trump em aceitar o resultado das eleições presidenciais se ele não for reeleito.

O show reflete os ataques dos governos Trump e Bolsonaro contra os trabalhadores, populações pobres, de cor, LGBT, indígenas e meio ambiente, e contrasta com os governos do PT que criou políticas públicas de proteção e afirmação destas populações.

A TROPA DE PALHAÇOS DE 5ª, do Rio de Janeiro, vai celebrar o LULA DAY com a sua performance PARLAMENTO POPULAR, que ao longo do golpe mostrou ao Brasil o Triplex da Globo, esteve desde a condução coercitiva do Lula nas ruas lutando pelo Estado Democrático de Direito e abriu o Festival Lula Livre, na Lapa, RJ. A Tropa de Palhaços de 5ª é composta pelo artistas Luciana Pedroso, Bida Nascimento, Bárbara Vento e Paulo Rafael Pizarro.

Na passagem do aniversario do Lula, a atividade dá sequência a intensa luta pela restauração da Democracia e respeito a Constituição Federal, gritando aos quatro cantos do mundo, “Lula Livre” “Anula STF”, com a força dos Povos da Floresta, com música, performance e poesia