As próximas datas de mobilização do movimento social terá três importantes temas: soberania, defesa da Petrobrás e combate à alta do preço dos alimentos.

Dia 3 de outubro é o marco da criação da estatal que completará 67 anos desde a criação pelo então presidente Getúlio Vargas.

A empresa é um dos principais alvos da Operação Lava Jato. É importante lembrar que Deltan Dallagnol chegou a propor um acordo que previa a criação de uma fundação vinculada e gerida pelo Ministério Público Federal e que receberia R$2,5 bilhões da Petrobrás.

Outra cláusula absurda previa que a Lava Jato se tornasse um canal para o governo dos Estados Unidos ter acesso a informações estratégicas de negócios da estatal brasileira, como cláusula para que o dinheiro não ficasse nos EUA, mas viesse para o fundo de Dallagnol.

Dia 16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação

Outro tema que será abordado no próximo mês é a alta dos alimentos no Brasil no dia mundial da alimentação.

Movimentos vão articular com o marco a denúncia e o pedido para medidas sejam feitas para garantir que o brasileiro não pague o preço da inflação.

Arroz, leite longa vida e óleo de soja já acumulam altas de cerca de 20% este ano, segundo dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um aumento muito superior ao avanço da média dos preços da economia.