O jornalista Reinaldo Azevedo repercutiu nesta sexta-feira, 10, a entrevista concedida pelo coordenador da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, à Folha. Fica evidente, pela fala do membro do MPF, que os atos ilegais revelados pela Vaza Jato levariam à nulidade de todos os processos conduzidos pelo ex-juiz Sérgio Moro.

Recentemente, também o ex-juiz Sergio Moro confessou em entrevista a uma rede de TV estar “num ringue” contra o ex-presidente Lula, comprovando a suspeição de seu julgamento. A instauração de uma guerra jurídica (lawfare) contra um inimigo, hoje, é uma estratégia cada vez mais frequente.

No lawfare, por de trás de uma aparência de legalidade e do mito da neutralidade do Poder Judiciário, o Sistema de Justiça passa a ser utilizado para manipular a opinião pública, desgastar e, se necessário, eliminar os inimigos dos detentores do poder político e/ou econômico.

Tramita na Suprema corte o Habeas Corpus impetrado pela defesa do ex-presidente Lula, que demanda a nulidade de todos os processos conduzidos como perseguição politíca por Sérgio Moro. A 5ª Turma do Supremo deve analisar o HC assim que retomados os trabalhos.