“Bolsonaro faz tão mal ao Brasil quanto o coronavírus”, disparou Lula em entrevista nesta sexta-feira

Em declarações emitidas publicamente em debates virtuais entre esta quinta-feira, 08, e esta sexta-feira, 09, o ex-presidente Lula subiu o tom e a incorporação da bandeira “Fora, Bolsonaro!” em seu discurso. Na entrevista que concedeu na manhã desta sexta para a Rádio Clube do Pará, Lula disse que “Bolsonaro faz tão mal ao Brasil quanto o coronavírus”.

Assista à entrevista completa:

Ontem, uma de suas declarações durante o lançamento do Observatório da Crise do Coronavírus foi bastante compartilhada nas redes sociais.

Tanto no evento de ontem como na entrevista de hoje, Lula foi enfático ao criticar a falta de condução do país, sob Bolsonaro. “Eu não queria ficar falando mal toda hora do governo. Mas é insuportável ver a insensibilidade com a vida das pessoas”, disse o ex-presidente.

A gravidade da crise que aumenta a cada dia deveria ter outra forma de atuação do governo federal, advertiu Lula. “Primeiro, trabalhando junto com um comitê de governadores, prefeitos e especialistas, fazendo o que a ciência recomenda”, diz ele. Ao mesmo tempo, deveria chamar os empresários para promover uma reconversão da indústria para produzir insumos médicos. E também manter relações civilizadas com outros países para trocar experiências, especialmente com a China, completa ele.

Bolsonaro induz brasileiros à morte

Ao povo cabe cumprir com o isolamento social, defende Lula, ressaltando que até agora não existe vacina contra o coronavírus. No entanto, ressaltou, “Bolsonaro está induzindo os brasileiros à morte. Ele acha que colocar o povo pra voltar a trabalhar vai resolver o problema. O cara só vai poder cuidar da família se ele estiver vivo”, advertiu. Ao governo, diz ele, cabe pagar o que o Congresso Nacional aprovou, criando alternativas para o saque dos R$ 600,00, evitando as filas. Lula criticou a condução oficial da crise, que colocou à frente do Ministério da Saúde, “um homem de negócios, que não conhece a saúde pública, que desconhece o SUS”.

Diante da crise e das necessidade do país, Bolsonaro não tem mais condições de estar à frente do comando da Nação, avaliou Lula. “Bolsonaro desrespeita as instituições diariamente. Ataca o STF, o Congresso, governadores. Ele pensa que pode dar um novo golpe autoritário. E a mesma Câmara que não teve vergonha de colocar em votação o impeachment da Dilma, não tem coragem de colocar o do Bolsonaro”, disse. Para Lula, Bolsonaro já cometeu “crime de responsabilidade”.

O ex-presidente também comentou a última farsa jurídica da condenação do TRF-4 que manteve sentença “cópia e cola”da juíza Gabriela Hardt, ignorando provas de sua inocência. Dizendo que sua defesa vai continuar recorrendo da sentença, segundo ele sustentada pela Rede Globo, em mais de 400 horas de Jornal Nacional. “O Brasil vai saber da grande mentira, da grande sacanagem que fizeram contra mim, contra o PT e contra Dilma”, sentenciou Lula.

Com informações da Agência PT.