Enquanto todos os esforços, públicos e privados, estão voltados para resolver de forma coesa e unitária os efeitos da crise gerada pela pandemia do Covid-19, o Ministério Público Eleitoral, através de sua vice-procuradoria-geral, aproveitou para colocar em marcha mais uma ação de criminalização da esquerda.

O MPE deu parecer favorável para admissibilidade da ação que pede a cassação do Partido dos Trabalhadores. Durante o fim de semana, de varias direções surgiram indignações contra mais esse evidente tentativa de lawfare, criminalização por via da manipulação do Direito, contra as esquerdas.

Guilherme Boulos, do MTST e do PSOL, foi um dos primeiros a se posicionar.

Parlamentares do PCdoB e a própria presidente do partido emitiram comunicados condenando o avanço da criminalização via judicial da esquerda.

Solidariedade do PCdoB ao PT, vítima de mais um ataque autoritário – Vermelho

Nessa nota, a presidenta nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Luciana Santos, presta solidadriedade ao Partido dos Trabalhadores (PT) diante de mais um ataque dos que tentam criminalizar a política. Segundo ela, trata-se de “uma ação arbitrária, contra a Constituição, que fere frontalmente as bases do regime democrático para tentar calar a oposição a esse governo desastroso”.

Nas redes sociais, a indignação tomou conta dos mais diversos matizes ideológicos. Ate o ex-jogador Juninho Pernambucano usou o Twitter para expressar sua indignação.