Enquanto o atual presidente Jair Bolsonaro faz uma série de malabarismos – que vão desde distribuir banana até cometer novo crime de responsabilidade, ao dizer que a última eleição presidencial foi fraudada, como tentativa de esconder os graves problemas de sua política econômica – o ex – presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz uma agenda no exterior que demonstram que o Brasil poderia estar em uma situação melhor e cumprindo papel relevante na geopolítica mundial.

Destacamos 10 pontos que evidenciam que o Brasil pode ser mais respeitado dentro e fora do país.

1 – Lula se reuniu com o diretor-geral da OIT. 

Nesta segunda-feira, 09, Lula esteve com o diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), principal órgão internacional para defesa dos direitos dos trabalhadores, ligado ao Sistema ONU. Lula e Guy Ryder discutiram as transformações no mundo do trabalho e a retirada de direitos dos trabalhadores no século 21.

2 – Lula se reuniu com o economista Thomas Piketty.

“Quero ajudar a criar indignação contra a concentração de renda no mundo”. Esta foi a síntese da reunião de Lula com o autor do livro “Capitalismo no Século XXI”, Thomas Piketty, ocorrida no dia 3/03, na Escola de Economia de Paris. 

“É muito difícil compreender o Brasil se não levar em conta os 350 anos de escravidão. Somos uma sociedade escravagista, embora a escravidão formalmente tenha sido extinta. Ela existe na economia brasileira. Existe no patrimonialismo. A elite brasileira nunca efetivamente se deu conta da necessidade de elevar a qualidade de vida dos mais pobres”, explicou Lula ao também  discutir com o economista desafios práticos de se implementar políticas de redução das desigualdades, com base nos seus anos de Governo.

3 – Lula recebeu título de cidadão parisiense

Lula iniciou seu giro pela Europa recebendo o título de Cidadão Honorário de Paris, uma homenagem entregue para pessoas perseguidas politicamente. A prefeita Anne Hidalgo entregou o título a Lula no dia 2/03. Que orgulho!

4 – Lula encontrou com o pai de Julian Assange

Em sua passagem por Genebra, na Suíça, Lula teve um encontro com John Shipton, pai do fundador do WikiLeaks, Julian Assange. “Ao invés de preso Assange deveria ser tratado como um herói”, expressou Lula em solidariedade à família de Assange. Julian Assange, fundador do Wikileaks, foi responsável por levar ao mundo informações que desmascararam a política externa sanguinária e de ingerência dos Estados Unidos sobre um sem número de países no mundo, inclusive o Brasil de 1964. Por isso, é perseguido pelos EUA.

5 – Lula foi capa do jornal l’Humanité 

Reconhecimento mais que merecido, Lula foi capa do jornal francês l’Humanité, que destacou sua luta pela Democracia e contra as desigualdades em giro pela Europa. ??????

6 – Lula encontrou dois ex-presidentes da França (Sarkozy e Hollande) e o ex-premier italiano (Enrico Letta), além do líder da esquerda francesa Melenchon

Mais uma vez prestigiado, Lula foi recebido por líderes políticos mundiais, ex-presidentes, líderes de esquerda, representantes de partidos e sindicatos de trabalhadores. Em sua passagem pela França, Lula foi recebido por dois ex-presidentes, Fraçois Hollande e Nicolas Sarkozy, alem do candidato da França Insubmissa nas ultimas eleições, Jean-Luc Melenchon. Na Itália, Lula foi recebido por Enrico Leta, ex-primeiro ministro.

7 – Lula reviu Sebastião Salgado e discutiu a situação da Amazônia com o fotógrafo

Em Paris, Lula aproveitou para rever um grande amigo, o fotógrafo internacionalmente premiado Sebastião Salgado, que já retratou a Amazônia, o mundo do trabalho e os conflitos sociais no Brasil. Na pauta, a situação da Amazônia ganhou destaque. 

8 – Lula visitou o monumento a Rosa Luxemburgo

Em passagem por Berlim, no dia Internacional de Lutas das Mulheres, 8/03, Lula visitou o monumento dedicado a Rosa Luxemburgo, relembrando o que disse uma das mulheres mais destacadas na luta contra o capitalismo: “Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres”.

9 – Lula conversou com o Secretário Geral do Conselho Mundial de Igrejas

Lula visitou o Centro Ecumênico do Conselho Mundial de Igrejas, em Genebra-Suiça, e conversou com Olav Fyske Tvait, secretário geral do órgão. A paixão de Lula pela justiça social, pela igualdade de direitos e de oportunidades de trabalho e por uma economia justa impressionou o religioso.

Lula, o nome que nunca podemos esquecer por Olav Fykse Tveit – Lula

Olav Fykse Tveit é norueguês, secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas Lula. O nome que nunca podemos esquecer. Depois de hoje a pessoa que nunca esquecerei. Um homem apaixonado pela justiça social, pela igualdade de direitos e de oportunidades de trabalho e por um economia justa.

10 – Os temas levantados por Lula nos encontros

Os temas dos encontros e reuniões demarcam a grande diferença entre o atual presidente, Jair Bolsonaro e Lula.

Enquanto o primeiro viaja aos Estados Unidos e não comenta nada sobre a triste situação dos brasileiros deportados, Lula colocou na pauta assuntos como: o combate à miséria e a desigualdade; as mudanças das relações de trabalho; a situação da Amazônia e a importância da democracia para o desenvolvimento das sociedades contemporâneas.