Nos próximos dias, de 20 a 24 de Janeiro de 2020, de segunda à sexta, a sede do Barão de Itararé vai receber o curso sobre comunicação política organizado pelo Comitê de Coletivos pela Democracia e Lula Livre, que reúne mais de 20 comitês da Capital e grande São Paulo.

Atenção: vagas encerradas. Haverá transmissão via live pelo Jornalistas Livres.

“O objetivo das aulas é ampliar a compreensão sobre o funcionamento de toda infraestrutura de comunicação digital e o comportamento da sociedade na atualidade”, consta no programa.

“Queremos alcançar cada vez mais, um número maior de pessoas (“furar a bolha’’), e qualificar a nossa intervenção de rua. A nossa comunicação precisa aumentar o seu alcance, pois ela é central no combate ao fascismo e engajar mais pessoas na campanha Lula Livre”, afirmou Bel Frontana, da organização da atividade.

Veja a grade do curso:

Aula 1 : Prof. Dr. Samuel Fernando de Souza (História – Unicamp)

Tema : Como foi a História das lutas e conquistas dos Trabalhadores
Como a História Social realizada por trabalhadores, assume um sentido transformador na contemporaneidade.

Aula 2: Prof. Dr. Evandro Nicolau – (Estética e História da Arte – USP)

Tema: Redes Sociais e Democracia: aspectos simbólicos no processo político atual
A campanha política como território de disputas simbólicas, e a estratégia de radicalização de imagens, discursos e estética grotesca, como forma de transtornar a imaginação e o imaginário. Afinal, uma campanha política é essencialmente formulada por meio de conflitos de símbolos.

Aula 3: Profa. Dra. Adriana Seabra (Educação – USP)

Tema: A linguagem audiovisual e a produção da realidade


Trata-se, por um lado, de analisar como o discurso audiovisual hegemônico influi em nossa percepção da realidade e em nosso modo de vida. Por outro lado, trata-se de imaginar como, a partir da perspectiva dos dominados, poderíamos construir um discurso audiovisual contra-hegemônico e libertador. Nossa reflexão se apoia na história da linguagem audiovisual, à procura de formas de expressão alternativas ao realismo burguês.

Aulas 4 e 5: Prof. Me. Sergio Godoy (Ciências da Integração Regional), especialista em comunicação digital (atua no DIEESE, CUT e PT)

Tema: Comunicação e política na era digital


Analisará os impactos da tecnologia da informação no modo de fazer política e os desafios gerados para a comunicação e para a organização das entidades sociais. Buscando a elaboração de novas estratégias a partir do conhecimento e funcionamento de toda Infraestrutura digital ou seja, internet, redes sociais, mídias digitais proporcionando melhor interação / sucesso sobre tudo no espaço virtual “como furar/sair da bolha”. Além de debater estratégias que os movimentos sociais poderão criar.
Link: http://tiny.cc/cursoccdll

Outras Informações:

Curso de Comunicação e Política
Organização: Comitê de Coletivos pela Democracia e Lula Livre
Local do curso: Sede do Barão de Itararé
Rua Rego Freitas, 454 – 8 andar
Horário: das 19h às 22h