O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou em seu perfil no Twitter ‘fatos literários’ sobre os livros que leu enquanto esteve em cárcere político em Curitiba.

“Li, na prisão, mais de 40 livros e quando recebi o primeiro, ‘Um Defeito de Cor’, de 952 páginas, me questionei por quanto tempo ficaria preso.”

O gênero que mais gosta é o de biografias. “Sou fascinado por biografias. Nesses 580 dias, li as de Tiradentes, Fidel, Mandela, Prestes, Chávez, Putin, Marighella, entre outros”, relatou.

Os romances e não-ficção também têm espaços de destaque na ‘prateleira’ do ex-presidente.

“Meus preferidos nesse período: ‘O Amor nos Tempos do Cólera’, do Gabriel García Márquez, ‘A Elite do Atraso’, do Jessé Souza, ‘A Fome’, de Martín Caparrós, ‘O Petróleo’, de Daniel Yergin, ‘Sapiens’, de Yuval Harari e ‘Escravidão’, de Laurentino Gomes.

O próprio Lula escreveu um livro sobre o seu processo chamado ‘A verdade vencerá’, lançado pela editora Boitempo e que foi premiado, além de ser objeto do trabalho do biógrafo Fernando Morais, o mesmo autor de Olga, Paulo Coelho e Assis Chateaubriand, que será lançado ainda neste ano.