Novo ano. Práticas velhas. Jair Bolsonaro é autor de uma dessas mentiras que fala sobre o acordo em que o Brasil participou em 2009, na então gestão de Lula.

Veja quais são as novas fake news contra o ex-presidente.

1) Bolsonaro mente sobre acordo nuclear costurado pelo Brasil

Em uma live (feita em 08/01) de apoio aos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro mente. Em entrevista, Bolsonaro disse que Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto presidente da República, esteve no Irã, e defendeu que aquele regime pudesse enriquecer urânio acima de 20%”. Isso jamais existiu.

A mentira, reproduzida pelos meios de comunicação, é facilmente desmascarada com uma simples busca no Google.
Veja a nota do Instituto Lula 

Em 2009, Lula reafirmou que “o papel do Brasil era defender a paz”.

Vídeo com fala de Lula de 2009.


2) É falso que homem em foto com Lula é irmão de Adélio Bispo
A maldade não tem limites. Inventam todo o tipo de mentiras contra Lula. Uma delas é que em uma das fotos estaria o “irmão de Adelio. É uma forma de manter um dos assuntos que vitimiza Bolsonaro nas redes.

A foto real consta no perfil do Facebook do médico Marcos Heridijanio.

O homem na foto é, na verdade, o médico Marcos Heridijanio, que foi candidato do PT a deputado federal por Pernambuco em 2018. A foto usada na mensagem falsa está na página pessoal dele no Facebook desde novembro de 2019.

Veja matéria do G1 que fez a checagem 


3) Texto falsifica fala de delação de Emílio Odebrecht sobre Lula 

Um texto do site ‘Jornal do País’ que circula nas redes sociais atribui incorretamente ao empresário Emílio Odebrecht uma declaração a respeito do ex-presidente. Além de inventar uma fala do empreiteiro, o artigo distorce outras informações sobre a delação premiada de Odebrecht em 2017.

Segundo o texto, Emílio disse que Lula “sempre traiu a classe trabalhadora, desde os anos 70”. Em nenhum momento da delação, que tem duração de mais de uma hora, o empresário faz essa declaração. 

Leia a matéria completa da checagem.

4) Lua de mel em Dubai? Pedido de viagem no STF? Notícia falsa usa novo casamento do ex-presidente Lula.

Não é segredo para ninguém que Lula vai casar, mas o ex-presidente não decidiu e, muito menos, anunciou a sua lua de mel.

Quando decidir, não precisará pedir autorização ao Supremo Tribunal Federal.  Quando foi preso, em abril de 2018, o ex-presidente não teve seu passaporte apreendido e, ao ser solto, não houve qualquer proibição de que ele deixasse o Brasil.
Leia aqui a matéria completa