O cantor fez parte de mais uma edição do Festival Lula Livre, que exige a liberdade do ex-presidente Lula, preso político há mais de 500 dias, em Curitiba (PR). Diversos artistas, da Bahia e de fora do estado, estiveram voluntariamente na festa, fazendo coro aos pedidos, no Farol da Barra, um dos cartões-postais da capital baiana.

Assine o abaixo-assinado para anular os julgamentos de Lula https://lulalivre.org.br/abaixo-assinado/anulacaojulgamento/

O cantor paraibano Chico César, além de cantar os maiores sucessos da carreira, como ‘Mama África’, também aproveitou a ocasião para denunciar as arbitrariedades no Brasil. Para ele, Lula preso simboliza o momento histórico atual, em que o povo brasileiro é atacado.

“Estamos com ele, sempre. […] A injustiça feita contra ele também é feita contra os indígenas, contra os negros das periferias, com a polícia matando mais, absurdamente, contra as mulheres, a população LGBT, os trabalhadores, que estão perdendo direitos conquistados”, afirmou Chico César.

A cantora paulista Ana Cañas também fez uma apresentação no festival e denunciou o avanço do fascismo no Brasil, o que, para ela, está personificado na figura do presidente Jair Bolsonaro, a quem direcionou críticas. “Estado [é] fascista e esse presidente atual não nos representa. O Brasil não quer Bolsonaro na presidência”, disse.

Para Edson França, membro do Comitê Lula livre, o festival demonstrou que a Bahia sabe que Lula é inocente e a sua liberdade está relacionada com a democracia.

“O engajamento da área da cultura pela liberdade de Lula amplia a campanha. A cultura, a arte e o Festival mobiliza um setor que fala com milhões através das redes e show”, afirmou França.

Além de Chico e Ana, também estiveram no festival Manno Góes, Márcia Short, Ilê Aiyê, Cláudia Garcia, Sandra Simões, Ivan Huol, Nova Era, Cortejo Afro, Dão, entre outros.

Música e resistência

O Festival Lula Livre é uma realização de diversas entidades de setores progressistas da sociedade que se organizam no Comitê Estadual Lula Livre.

Participam da organização da campanha Lula livre organizações do movimento social e partidos. Entre eles, o PCdoB que esteve representado pela deputada estadual Olivia Santana. Segundo ela, o festival de música serviu para reafirmar que, o que está em jogo nas mobilizações pela liberdade de Lula, é a democracia.

“A defesa da liberdade de Lula é, também, a defesa da democracia. Quem não entende isso não entendeu nada, não sabe o que está acontecendo nesse país. Nós queremos justiça, mas a verdadeira justiça”, disse a deputada comunista.

#500DiasDeInjustiça

No último dia 20 de agosto completaram 500 dias da prisão política do ex-presidente Lula. No dia, centenas de lideranças do Brasil e do Mundo se pronunciaram em sites de redes sociais em defesa da liberdade de Lula.

A manifestação também foi mais um ato para pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) a julgar os recursos a favor da liberdade de Lula, encaminhados pela defesa do ex-presidente.

Siga o Comitê nas redes sociais:

 fb.me/ComiteNacionalLulaLivre

 twitter.com/ComiteLula

 instagram.com/lulalivre_oficial

 youtube.com/channel/UC5qmwZEv3I8ESuhZIj398Mw?view_as=subscriber