O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao Ministério da Educação, nas ações de preservação da ordem pública nos dias 7, 12 e 13 de agosto de 2019.

A União Nacional dos Estudantes (UNE), centrais sindicais e movimentos sociais convocaram  greve geral da Educação para o dia 13 de agosto em todo o País. O movimento é contra os cortes na educação, em defesa da autonomia universitária e contra o projeto Future-se do MEC.

“Achamos desproporcional e autoritária essa medida, a manifestação é um direito democrático garantido constitucionalmente, ao fazer isso o governo ameaça esse direito e tenta criar uma imagem de que nosso movimento é violento. Mas na prática significa que eles têm medo de que tenhamos grandes atos e querem acuar as pessoas, mas isso só faz nossa manifestação crescer, e nós vamos derrotar eles nas ruas. Também vamos contestar na justiça essa medida”, afirmou Iago Montalvão, presidente da UNE.

Apesar da autorização já prever ação desde quarta-feira, 7, a Portaria está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 8. A portaria diz ainda que, se necessário for e houver solicitação do MEC, a período de uso da Força Nacional poderá ser prorrogado.

Siga o Comitê nas redes sociais:

 fb.me/ComiteNacionalLulaLivre

 twitter.com/ComiteLula

 instagram.com/lulalivre_oficial

 youtube.com/channel/UC5qmwZEv3I8ESuhZIj398Mw?view_as=subscriber