Durante o Festival Lula Livre que ocorreu em São Paulo, no dia 02 de junho, artistas denunciaram caráter político da operação e no show ressaltaram a grandeza do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como líder político que mudou o país.

Lula Nobel da Paz

O ex-presidente foi indicado pelo ativista de direitos humanos e arquiteto Perés Esquivel para concorrer ao Prêmio Nobel da Paz. Como regra, o Comitê só toma uma decisão em sua última reunião antes do anúncio do (s) laureado (s) do ano no início de outubro. O Comitê busca obter consenso na escolha do ganhador do Prêmio Nobel da Paz. Nas raras ocasiões em que isso é impossível, a decisão é tomada por maioria simples.

Nesta edição, o Comitê Norueguês que organiza o prêmio recebeu 301 candidatos entre indivíduos e organizações.

Os membros do Comitê do Nobel podem acrescentar outros nomes à lista durante sua primeira reunião após o encerramento do processo de nomeação.

Depois de todas as indicações qualificadas terem sido discutidas, é criada uma lista curta dos candidatos mais interessantes e dignos. Os candidatos da lista restrita são então submetidos a avaliações e exames feitos pelos conselheiros permanentes do Comitê Nobel, juntamente com outros especialistas noruegueses ou internacionais.

Espanhol https://www.youtube.com/watch?v=NRXNU8g5iZ0&t=16s

Francês https://www.youtube.com/watch?v=rE-fvUKC_SQ&t=18s

Inglês https://www.youtube.com/watch?v=04xkGtz7T_g&t=12s