Mutirão que acontecerá dias 25 e 26 é inspirado no movimento Vira Voto adotado na última eleição

A iniciativa na eleição do ano passado, onde as pessoas foram para espaços públicos conversar com eleitores indecisos, e ficou conhecida como Vira Voto, é a inspiração do Mutirão Lula Livre, marcado para os dias 25 e 26 de maio. Os comitês vão às ruas em todo o país para explicar para a população os equívocos do processo injusto ao qual o ex-presidente está sendo vítima. “Vamos para as calçadas com banquinhos, bater de porta em porta, falar com trabalhadores nas empresas etc. É hora do olho no olho”, afirma Rosane Silva, do Comitê Nacional Lula Livre.

Grupos organizados em defesa de Lula pelo Brasil terão no site oficial da campanha jornais, vídeos, entrevistas, fotos entre vários outros materiais para subsidiar o trabalho dos voluntários. Previsto inicialmente para acontecer somente no domingo 26, o evento foi ampliado para o sábado, dia 25. “Um fim de semana inteiro contempla mais formatos de ações que um único dia já que a realidade de cada região tem suas particularidades”, explica a secretária nacional da Mulher do PCdoB, Liège Rocha.

“Importante todos irmos às ruas e conversar com maior número de pessoas sobre a injustiça que é ter Lula preso exatamente no momento em que nosso país passa por uma crise profunda, que recai sobre as costas dos mais pobres. Lula foi condenado injustamente pelo juiz que se tornou ministro do principal beneficiado da prisão, já que o Lula liderava as pesquisas e seria eleito presidente se nossa democracia não estivesse sendo tão duramente atacada”, defende Guilherme Simões, da coordenação nacional do MTST e Frente Povo Sem Medo.

Desde o encontro Nacional Lula Livre realizado em São Paulo, em abril, em quadra de esportes repleta de militantes, estratégias de organização e reflexões sobre a conjuntura estão sendo intensamente debatidas e os Comitês Lula Livre estão promovendo também atividades culturais e atos inter-religiosos, a exemplo do que acontece na Vigília Lula Livre, em Curitiba.

Já há no site oficial diversas peças para baixar da campanha Lula. Os militantes podem se munir de panfletos, jornais, placas, vídeos e outros. Todo o material produzido para o mutirão deve ficar prontos nos próximos dias. A expectativa da frente ampla de partidos, entidades e movimentos que compõem o Comitê é que a ação reúna o máximo de militantes e ativistas durante os dois dias de forma que se consiga levar o debate para as maiorias sociais. “Só assim conseguiremos nosso objetivo: Lula livre!”, afirma Simões.