Não importa a ocasião: na praia, na manifestação ou na Central do Brasil. O local onde ele está vira ponto de encontro e espaço preferido para a selfies com os amigos. Um gigante ponto de referência de dez metros de altura com a cara do presidente mais popular da história do país não só não pode ser ignorado, como tem se tornado a grande atração nos atos e manifestações que ocorrem no estado do Rio de Janeiro e até pelo Brasil.

A ideia de um boneco inflável gigante com a figura do ex-presidente Lula foi uma iniciativa do microempresário e servidor aposentado carioca, Alexandre Cesar Costa Teixeira com apoio de um grupo que se organiza pela internet, a Frente Interativa de Esquerda (FINES), com forte atuação no Twitter.

O boneco inflável atual está pronto desde maio do ano passado e pesa cerca de cinquenta quilos quando está vazio e é composto de um mini gerador de 30 quilos, a bolsa de apoio com combustível e óleo, além de canetas especiais para as pessoas autografarem nas laterais do inflável.

“Ele foi utilizado no primeiro Festival Lula Livre, realizado na Lapa, e ficou pronto na véspera. Quase ninguém sabia ou acreditava que seria possível arrecadar o dinheiro suficiente para custeá-lo. O fato é que foi feita esta exibição do inflável no ano passado, do lado de “fora” do Festival Lula Livre na Lapa-RJ e pouca gente ficou sabendo”, conta Alexandre.

Mas agora tudo mudou e o boneco virou um ícone nos atos do Rio, sendo esperado em todos os lugares. “Temos uma reunião organizativa toda segunda-feira e nela acertamos onde ir. Já fizemos duas reuniões com presença de comitês Lula Livre da capital.  E está uma “guerra” pela agenda dos sábados e domingos.. Escolhemos as manifestações com mais chance de público. Não cobramos nada, apenas solicitamos aos que possam que colaborem com os 5 litros de gasolina e meio litro de óleo do gerador”, explica.  

O empresário conta que arrecadou a metade do valor necessário, R$ 3,8 mil, para confecção do boneco com amigos de algumas entidades sindicais e pessoas físicas. O restante do valor, ele só conseguiu pagar em junho deste ano, com a ajuda de doação.

“No início foi pauleira, pois tinha que depender de carona de voluntários para levar os “equipamentos”. Atualmente conseguimos de um sindicato amigo um veículo exclusivo com motorista para levar todos o boneco a qualquer lugar da capital”, relembra.

Amor pelo Lula

Alexandre afirma que o grupo percebe nas atividades a adesão crescente da causa Lula Livre nas ruas. “As pessoas ficam encantadas de poder deixar um recado nas laterais do inflável, não contei rigorosamente, mas com toda certeza já são mais de três mil mensagens registradas no tecido do inflável”, contabiliza.

O grupo já fez exibição do Lula Gigante na Central do Brasil, no Calçadão da Penha, em Campo Grande, na Zona Oeste, além de Curitiba, no Paraná, onde fizeram quatro “aparições”, uma delas em frente da sede da Polícia Federal.

Mas nem tudo são flores. A grande maioria de ações estimuladas pelo bonecão são positivas e de apoio, garantem os organizadores, mas recentemente o grupo foi vítima do momento de radicalização e censura política que atravessa o país e o inflável foi rasgado ao final de uma atividade em Niterói. “Uma pessoa de bicicleta motorizada passou e rasgou o boneco, mas imediatamente fizemos o reparo na mesma empresa que confeccionou, a Air Show”, conta Alexandre.

Agenda lotada

O sucesso é tanto que os organizadores já têm planos para mais bonecos. “Estamos angariando apoios, inclusive com novidades. Nós, do Movimento Lula Gigante, estamos totalmente comprometidos em espalhar ao máximo esta ideia. Já passamos o contato da empresa que fez o nosso inflável uma na Bahia e outra em São Paulo”, afirmou.

O grupo tem convites para levar o lula Gigante a diversas localidades do Brasil, como no Festival Lula Livre de Florianópolis, em Vitória (ES) e em diversas cidades do entorno do estado.  “Querem que façamos atividades com o inflável. Dia 21, estaremos em Nova Iguaçu”, explica.

Em março deste ano, Alexandre e o grupo começaram o movimento nas redes, principalmente no Twitter, com a hashtag diária: #LulaLivreSDVSegunda… terça…quarta (uma para cada dia da semana) e a divulgam diariamente em uma ação conjunta, alcançando sempre as primeiras posições entre os assuntos mais falados na rede.

“É uma emoção de estar colaborando com a campanha Lula Livre. Temos todas as segundas-feiras o que chamamos de Reunião Organizativa na CUT/RJ e traçamos plano de ação para a semana. Todos podem participar”, convida Alexandre.

Acompanhe a programação do Lula Gigante pelas redes sociais: https://www.facebook.com/LulaOGigante/ https://twitter.com/LulaLivreSDVof/media

Siga o Comitê nas redes sociais:

 fb.me/ComiteNacionalLulaLivre

 twitter.com/ComiteLula

 instagram.com/lulalivre_oficial