Com salas de teleconferência em todo país, momento de formação já é o segundo da Campanha Lula Livre

No segundo modulo de formação da Campanha, o Comitê Nacional realizou no último sábado, 06, a Oficina Lula Livre, para debater aspectos jurídicos e de mobilização para a luta pela liberdade de Lula. A atividade contou com salas presenciais em todas as capitais do país, onde por teleconferência foi possível interagir com assessores.

Uma das assessorias ficou a cargo da desembargadora aposentada do TJ-SP, Kenarik Boujikia, que pôde abordar para a audiência o por quê de um juiz e um acusador não poderem interagir como Moro e Dallagnol fizeram, durante o processo criminal.

“Foi feita uma leitura política e jurídica da situação denunciada pelo The Intercept, envolvendo Moro e Deltan Dallagnol”, relata Rosane Silva, do Comitê Nacional Lula Livre. Ela continua: “de forma bem didática, ela mostrou por que um juiz e um procurador não podem ficar discutindo um caso e vimos que no julgamento do presidente Lula tinha, sim, cunho político na condenação”.

Também foi aberto um debate sobre os próximos passos da Campanha Lula Livre, sempre na perspectiva de massificar e linkar esta luta aos demais temas políticos vividos pelos trabalhadores e juventude, como educação e previdência. Ao final do estudo, os Comitês socializaram as experiências e chegaram a discutir localmente as próximas ações.

Para Joelma Almeida, militante do Coletivo de Ação Lula Livre, que participou da Oficina Lula Livre desde Salvador, Bahia, o ponto alto foi a troca de saberes. “O momento de compartilhar e ouvir outros companheiros nos dá a oportunidade de ter novas ideias e agregá-las na luta a partir das experiências dos outros companheiros. Esses momentos de entrosamento, de unidade devem continuar a serem privilegiados nos espaços de formação da Campanha“, declara.

O abaixo-assinado pela anulação das condenações feitas por Moro contra Lula também esteve presente nas discussões. Os militantes refletiram sobre sua importância e o potencial para abertura do diálogo com a população. Baixe e imprima ou assine aqui!

Participantes da Vigília Lula Livre participam da Oficina