Em entrevista nesta quinta-feira, 16, o respeitado sociólogo tucano Brasílio Sallum Jr emitiu uma série de opiniões para a Folha de São Paulo envolvendo a situação política do Brasil. Desde críticas ao governo Bolsonaro e também à Operação Lava Jato, que o sustentou na chegada ao poder, mas também uma avaliação bem sincera da capacidade democrática do ex-presidente Lula.

“Lula é um democrata, sempre foi e não vai deixar de ser. Mas a situação é vista como uma polarização”, ressaltou Sallum Jr, em crítica à chamada polarização política no cenário eleitoral de 2022. Para o sociólogo, as posições entre Bolsonaro e Lula não são exatamente “polos”, já que o primeiro representa ideias de extrema-direita.

::: Leia também: Ampla unidade de partidos se soma por Fora Bolsonaro no dia 02/10 :::

Na avaliação de Brasílio, professor emérito da Sociologia da USP, a tendência é que o governo Bolsonaro continue na trajetória atual, que levou o país a volta da fome e a índices astronômicos de miséria e desemprego. Para ele, os resultados divulgados pela pesquisa DataFolha, demonstram “que o processo de desgaste segue firme” na imagem do governo como consequência da situação do povo.

O sociólogo também fez uma crítica à Operação Lava Jato, conduzida pelo ex-juiz Sergio Moro e pela força tarefa chefiada por Deltan Dallagnol. Sallum Jr declarou que houve exageros e injustiças, principalmente, nas investigações e julgamento, prejudicando, com especial gravidade, o ex-presidente Lula: “A operação prejudicou algumas pessoas, Lula foi o principal prejudicado”, disparou Brasílio.

Com informações da Folha.