Na noite desta quarta-feira, 28, o ex-presidente Lula concedeu entrevista para o Canal Once, veículo de imprensa do México. A jornalista Sabrina Berman conversou com Lula sobre seu legado e a atualidade das questões internacionais. Lula avalia que os chefes de Estado do planeta precisam “criar alternativas para que não terminemos o século XXI como terminamos o século XX”.

Assista na íntegra a entrevista:

“Nós não temos um bom presidente no Brasil. Nós temos no Brasil um genocida, que não gosta de trabalhador, não gosta de índio, não gosta de mulher, não acredita na vacina, que não acredita no coronavírus, ou seja, um cidadão que despreza tudo aqui que os humanos prezam”, aponta Lula sobre o governo Bolsonaro, que já matou mais de 550 mil brasileiros.

Lula teve a oportunidade de conversar com a jornalista veterana sobre a situação geopolítica e de subalternidade das elites nacionais aos Estados Unidos. “É muito fácil culpar o Imperialismo. O que nós temos que dizer é que a nossa elite é subalterna. A nossa elite empresarial, a nossa elite política, ela costuma ser subalterna”, arremata Lula. E continua: “É preciso que a gente sonhe, que a gente construa um país igual nós sonhamos. Que a gente tenha soberania, que a gente defenda nossas fronteiras, que a gente defenda os nossos interesses empresariais, comerciais. Que defenda a necessidade do Brasil, do México, da Argentina, ser forte no ponto de vista tecnológico e de educação. Igualdade de posições!”, conclui.