Entre os dias 24 e 27/02, o Mutirão Lula Livre mobilizou atividades de luta e de diálogo em níveis regionais e nacional. Foram agitações nas redes sociais, ações simbólicas nas ruas e estradas do país e um grande encontro de lideranças políticas e artistas em prol da liberdade plena do ex-presidente Lula, que aguarda o julgamento de seu Habeas Corpus no Supremo.

No sábado, 27, uma ampla mobilização unitária nas redes sociais ,colocou a tag #AnulaSTF em 5º assunto mais falado no Twitter, com engajamento no brasil e no exterior e participação dos Comitês Lula Livre.

O Comitê DF Lula Livre realizou uma vigília em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF). Dezenas de militantes, seguindo as regras de distanciamento social, seguraram faixa com os dizeres “Lula inocente” e “STF, anula a farsa do Moro”, entre outros.

Faixaços e projeções

Em Santa Catarina, iniciativas de ocupação do espaço urbano com outdoors e faixas em pontos estratégicos, tem mobilizado a turma do Coletivo #AnulaSTF. 13 outdoors foram instalados em todo o estado e, na quarta-feira, 24, os ativistas estiveram em frente à Catedral de Florianópolis e outros pontos da capital com faixas gigantes pedindo “Anula, STF”.

Também na última quarta-feira, o Comitê Suprapartidário Lula Livre da Cidade Baixa, em Porto Alegre-RS e outros coletivos realizaram um primeiro ato do Mutirão, com faixaços em locais estratégicos, como pontes e viadutos.

A sexta-feira, dia 26, foi o Dia Nacional de Projeções #AnulaSTF Lula Livre. O objetivo é reforçar a batalha das ideias com este recurso tecnológico que possibilita a militância se manter segura em suas casas em tempo de pandemia, “mas não em silêncio”. 

Mais ações simbólicas

No contexto da pandemia do novo coronavírus, em que são impedidas as aglomerações, em diversas cidades a possibilidade dos faixaços deu chance de a militância seguir ativa e em luta. No sábado, 27, dia D do Mutirão Lula Livre, diversas cidades se utilizaram desta tática de agitação para pedir Lula 100% Livre e #AnulaSTF.

Belém

Ver imagem no Twitter

São Bernardo do Campo

Na quinta-feira, 25, o Comitê Lula Livre na Mercedes-Benz também tinha realizado uma ação com camisetas na fábrica da montadora.

O Comitê Lula Livre de São Bernardo do Campo realizou atividades simbólicas nas pontes.

Alagoas

Teve manifestação simbólica em Maceió e no interior do estado, com faixaços na capital e cartazes no Assentamento Rendeira, no Agreste.

Ver imagem no Twitter

Recife

Na praça do Derby, no Recife, teve ação do Comitê Estadual Lula Livre Pernambuco, com faixas e cartazes por Lula Livre e Anula, STF.

Ver imagem no Twitter

Rio de Janeiro

Ações no Estado de São Paulo

Ação em Heliópolis, em São Paulo.
Itanhaém-SP
Jacareí-SP
Piracicaba-SP

Reino Unido

Iniciativas nas redes sociais

Além de agitar coletivamente a tag #AnulaSTF, a Campanha Lula Livre realizou uma série de lives e debates online para levar a um público cada vez maior os motivos da suspeição de Moro a frente dos processos da Lava Jato.

Reveja os debates online:

Debate realizado pelos Comitês Internacionais Lula Livre

Mutirão Digital Lula Livre

A atividade principal, na tarde do sábado, 27, contou com uma programação especial em defesa da liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a participação de lideranças como a ex-presidente Dilma Rousseff, , o ex – chanceler Celso Amorim, o governador do Maranhão Flávio Dino, João Pedro Stédile (MST), o advogado Alberto Toron, a jurista Gisele Cittadino, da Pastora Romi, Paulo Galo dos entregadores antifascistas, Marco Aurélio Carvalho do grupo Perrogativas, Adriana Marcolino do Dieese, a vereadora Erika Hilton e artistas.

Assista aqui e compartilhe!