Em todo país, milhares ocuparam praças, ruas, pontes e bairros para debater sobre a liberdade urgente para Lula

Milhares de militantes foram às ruas para promover o 4º Mutirão Lula Livre no último fim de semana, com atividades de diálogo sobre o processo injusto levado a cabo pela Lava Jato. Os Mutirões acontecem a cada fim de mês com o intuito de ampliar o debate sobre o que está por trás da operação que prendeu Lula e o que essa prisão política tem a ver com a atual situação do Brasil, inclusive no plano econômico.

Foram atividades com foco na reflexão e agitação da pauta Lula Livre em 13 estados nas diversas regiões do país. Houve faixaços simultâneos no sábado, 31, e atos nacionais no Nordeste e na Vigília Lula Livre, em Curitiba. A Caravana Lula Livre com Haddad percorreu os estados de Pernambuco, Ceara e Paraiba, com atividades públicas que levaram milhares de pessoas para as ruas por Lula Livre, em defesa da educação, da Amazônia e da transposição do Rio São Francisco.

“Três dias intensos com grandes atos em Fortaleza, Recife e Monteiro (PB), com a população daqueles estados clamando pela libertação do presidente Lula, preso injustamente”, declarou Usiel Rios, do Comitê Nacional Lula Livre, presente na Caravana. O encerramento da caravana foi em Monteiro no domingo, 01, com o ato SOS Transposição, contra a paralisação do fluxo da água naquela região e celebrando o legado de Lula para o Sertão.

Outro polo nacional de agitação durante o Mutirão Lula Livre foi a 18ª Jornada de Agroecologia, que aconteceu em Curitiba e se encerrou neste domingo com um ato com muita música, poesia e animação na Vigília Lula Livre. O ato “Semeando a Liberdade” prestou solidariedade ao ex-presidente Lula e aqueceu os corações daqueles que resistem diariamente acompanhando seu cativeiro.

Articulado pelas redes sociais dos Comitês, o Faixaço Lula Livre também já se torna tradição nos Mutirões todo mês. Rodovias estaduais e federais, viadutos e locais de grande circulação viram espaço de disputa simbólica com faixas e cartazes contra Moro, a Lava Jato e por Lula Livre. Este mês os faixaços ocorreram simultaneamente em Salvador, Jundiaí-SP, Limeira-SP, Recife, Rio de Janeiro, Ubatuba-SP, Belo Horizonte, Guaratinguetá-SP e Santa Maria-DF.

Aconteceram atividades no total em 13 estados no Brasil e também na Califórnia, em Los Angeles, nos EUA. De Norte a Sul os Comitês se mobilizaram com afeto e com argumentos em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Ceará. O principal foco foi a coleta de assinaturas do abaixo-assinado por Lula Livre, cuja adesão expressou uma crescente por parte da população.

Assine agora você também!

Veja mais imagens das atividades pelo país: