O novo filme da trilogia que desmascara a operação Lava Jato será lançado no próximo sábado, 08, às 15 horas, na TVT e nas redes do Comitê Nacional Lula Livre. “Crimes da Lava Jato  um jogo de cartas marcadas” aponta, em sequência, os crimes de Moro e Dallagnol e procuradores da Lava Jato. Tudo isso na voz de Doralyce (PE) e Lucas Afonso (SP).

A juventude das quebradas, palafitas, assentamentos e grandes centros tem se ligado cada vez mais na farsa que foi vendida pela Rede Globo e o monopólio da mídia, que caracteriza a prática do Lawfare. Na arte, sempre em combate, esta juventude tem participado de Festivais Lula Livre, de redes de solidariedade do povo para o povo.

No novo filme, duas das vozes mais ressoantes deste tempo de resistência apresentam as falcatruas de um jogo de cartas marcadas. Conheça a apresentadora e o apresentador do curta-doc:

Doralyce é mulher pernambucana, feminista, bissexual, artivista e uma referência no Afrofuturismo, seja na música, academia ou movimentos políticos. Tem mais de 300 canções e é referência na construção do legado intelectual preto, sendo interpretada por grandes artistas como Bia Ferreira, Gaby Amarantos, Preta Rara e incontáveis rodas de samba e blocos de carnaval. Doralyce traz em sua obra a libertação e emancipação da mulher afrolatina, questionando os padrões de beleza, a democracia, o lugar da mulher e o papel da arte para visibilizar as vozes que foram historicamente silenciadas. A artista esteve presente no Festival Lula Livre SP, em junho de 2019.

Vindo de São Paulo, Lucas Afonso é MC, ator, arte-educador e escritor, autor do livro “A Última Folha do Caderno”. Do Slam da Ponta, do qual é apresentador, Lucas alçou voo para o mundo, tendo sido campeão do Slam Brasil e representado o país na Copa do Mundo de Poesias, na França. Lucas, que tem um álbum e um single de RAP lançados, apresentou também o Festival Lula Livre SP, em junho de 2019.

Uma sequência de informações trazidas na voz dos apresentadores, recortes da imprensa e alegorias estruturam o curta-documentário que lista os crimes dos envolvidos na trama contra Lula. “Um jogo de cartas marcadas” ilustra através de uma mesa de baralho, o jogo combinado entre juiz, procuradores e setores da mídia. As animações gráficas ajudam a compreender melhor os acontecimentos e a situá-los cronologicamente.

“Crimes da Lava Jato – Um jogo de cartas marcadas” encerra a trilogia de filmes apresentados pelo Comitê Nacional Lula Livre desde dezembro de 2020. Na sequência, foram lançados “Moro: Mais que Suspeito” (assista aqui), ainda em 2020, e “Submundo: a conspiração da Lava Jato contra Lula” (assista aqui), que foi ao ar em fevereiro de 2021.

Assista ao teaser:

::: Leia também: Especial 3 anos de resistência na luta por Lula Livre :::