Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Lula recebe nesta quinta-feira, 21, um título de doutor Honoris Causa da Universidade Nacional de Rosário (UNR), na Argentina, em razão de sua luta pela erradicação do analfabetismo no Brasil. Trata-se de 36° título Honoris Causa do dirigente, que continuou sendo premiado mesmo durante o período em que era preso político da direita golpista.

A UNR afirma que Lula receberá o título em evento de análise e intercâmbio digital com intelectuais e lideranças mundiais. O evento é chamado “Reflexões ao pôr do sol – o cenário pós-pandemia”. “O que pretendemos construir é um dispositivo para internacionalização da universidade dentro do espaço da UNR”, explicou o reitor Franco Bartolacci.

Dentro desta conjuntura da pandemia, o objetivo é construir um dispositivo por onde passem diversas personalidades refletindo sobre a perspectiva, em termos de futuro, partindo deste presente”, detalhou Pedro Romero, secretario da área de internacionalização da UNR.

::: Leia também – LULA: PEÇO DESCULPAS :::

O processo institucional para outorgar a Lula o doutorado começou logo que o ex-presidente foi preso, em abril 2018, em reconhecimento pela revolução educativa que ele liderou no Brasil, que tirou milhões de pessoas do analfabetismo.

“A Faculdade de Humanidade e Artes da UNR propõe um doutorado Honoris Causa para Lula. Este ato, que está aprovado pelo Conselho Superior, nunca pôde se concretizar. Esta quinta, ele será nomeado publicamente”, explicou Romero. Quando o contexto sanitário permitir, o reitor Franco Bartolacci o convidara para ir a Rosário buscar seu diploma e sua medalha.

Publicado originalmente no Brasil 247. Com informações do El Ciudadano.